quinta-feira, dezembro 21, 2006

Homens do seu tempo

Ser aquilo que se costuma chamar de "homem do seu tempo" não soma muita coisa ao currículo de ninguém. É obrigação, significa estar atualizado, a par das coisas da sua época, o contrário daqueles que estão atrasados, defasados, fora do seu tempo e no passado. Para esses a característica só diminui, conta negativamente. E existem os visionários, os "homens de visão", que enxergam antes e além, para estes o atributo é extremamente positivo.

Eu preciso retirar o manto da modéstia, bancar o modesto é a pior das imodéstias. Acho que existem visionários em vários campos, eu considero ter um "bom olho para a política", para a sociologia. Não me cobrem tino comercial, não cobrem visões organizacionais, minha seara é outra, estou muito mais direcionado para as relações humanas. Acertei nas minhas previsões para o governo Lula da Silva que findou, acertei até as últimas declarações do presidente e a sua "maturidade centrista dos 60 anos", quando citei há tempo Bakunin e a transformação dos líderes operários em burgueses.

E vou atirar outra previsão: Se continuar brincando com a área da segurança esse governo não termina o segundo mandato. Estamos na beira do limite, estamos na área de risco, a população está começando a chegar ao seu limite de tolerância. Quem quiser cobrar que escreva.

domingo, dezembro 03, 2006

Louco da pedra

Você sabe de onde vem a expressão "Louca da Pedra"? Na Idade Média, quando se suspeitava que alguém estava com alguma doença mental, que estava louco, o suposto doente era agarrado à força, e o médico fingia abrir-lhe o crânio com uma faca. A seguir, mostrava ao enfermo uma pedra, dizendo que ela havia sido extraída dos seus miolos e que ela era a causa da perturbação mental.